6 de fevereiro de 2009

Padre António Vieira

A 6 de Fevereiro de 1608 nasceu Padre António Vieira, diplomata e escritor português.
Das suas obras destacamos o "Sermão da Quinta Dominga da Quaresma", o "Sermão da Sexagésima", o "Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda", o "Sermão do Bom Ladrão"e o"Sermão de Santo António aos Peixes".

Dar a ler e a conhecer uma parte da obra e da acção de Pe. António Vieira, um dos nossos maiores autores de sempre, é o primeiro intuito deste livro. Para além disso, este estudo visa auxiliar o estudante do Ensino Secundário a aprofundar os seus conhecimentos sobre o autor e sobre o célebre Sermão de Santo António (aos Peixes) e fomentar o gosto pela leitura deste grande clássico. Por isso, este estudo inclui uma apresentação motivadora, uma análise do Sermão (incidindo na estrutura, na organização dos procedimentos persuasivos e nos aspectos mais significativos do desenvolvimento), uma cronologia do autor com enquadramento epocal, actividades de pré e de pós-leitura e, no fim, uma pequena antologia de textos de e sobre Vieira.

In Areal Editores
A partir do levantamento exaustivo das obras do Padre António Vieira, recolhe-se aqui um conjunto de expressões, de frases de tal modo consagradas, que se tornam para nós aforismos e, por isso, referências inspiradoras.
Os grandes pensamentos sobre, entre outros temas, o amor, Deus, o Homem, a justiça, a paz, a ambição, a guerra, o ódio, o merecimento, o perdão, a amizade, a verdade, a auto-estima, os livros, o futuro e a liberdade povoam a magnífica produção retórica de Vieira, iluminada pela sua inteligência multifocal, derivada da sua poderosa capacidade analítica da realidade e assente na sua riquíssima experiência de vida.
In Gradiva

Sem comentários:

Enviar um comentário